Fisioterapia

Geralmente, ao pensar em fisioterapia, a primeira coisa que nos vem a mente é a movimentação do corpo humano e os recursos utilizados para trabalha-la. Esses profissionais possuem um conhecimento estrutural e mecânico do corpo. 

A Fisioterapia Ortopédica visa tratar disfunções osteomioarticulares e tendíneas resultantes de traumas e suas consequências imediatas e tardias, lesões por esforços repetitivos, patologias ortopédicas. 

Conheça um pouco mais sobre essa especialidade.

O que é a fisioterapia ortopédica?

A fisioterapia ortopédica é uma especialidade da fisioterapia, e tem como foco os cuidados envolvendo distúrbios ósseos e musculares. A especialidade atua na prevenção, no trato e, principalmente, na reabilitação de indivíduos acometidos por fraturas, entorses, contusões musculares, luxações, amputações, dentre outros casos diversos. 

O fisioterapeuta ortopédico trabalha para reestabelecer as funções do paciente da maneira mais rápida possível, sempre traçando caminhos seguros, que levem em conta as necessidades e os limites de cada pessoa. Seu principal objetivo é recuperar a qualidade de vida desses pacientes.

handsome-neat-man-chiropractor-working-with-beauti-2022-01-28-05-40-34-utc-min

O paciente pode e deve buscar pela fisioterapia ortopédica antes mesmo de um acidente ou da descoberta de uma doença, como ao surgimento de alguma dor incômoda ou da necessidade de melhorar a postura, por exemplo. Vale procurar por uma clínica e um profissional de confiança e investir em uma avaliação.

São utilizados na Fisioterapia ortopédica recursos eletrotermofototerápicos, terapia manual e cinesioterapia na reabilitação dos pacientes. Dentre os recursos eletrotermofototerápicos utilizados temos: TENS (estimulação elétrica transcutânea), EENM (estimulação elétrica neuromuscular), laser, ondas curtas, infravermelho, ultra-som. Na terapia manual são utilizadas técnicas de mobilização e manipulação articular de Maitland, Mulligan, Kaltenborn, com o intuito de diminuir algias, rigidez e reposicionamento do segmento.

Quando e como a fisioterapia ortopédica pode ser utilizada?

Além do trabalho de prevenção da fisioterapia ortopédica, como citado, ela costuma ser bastante eficaz e importante no tratamento de:

• Lesões e disfunções osteoarticulares;

• Dores localizadas;

• Patologias como tendinite, bursite, hérnia de disco e lombalgia;

• Traumas;

• Lesões de esforço repetitivo (LER);

• Pós-operatório de cirurgias ortopédicas;

• Reabilitação pós-fraturas ou entorses, entre outros tantos tratamentos de disfunções ou patologias.

 

A fisioterapia costuma ser uma parte essencial no tratamento de patologias ou alterações como as citadas acima, garantindo também uma menor chance de recidivas.

asian-sportsman-getting-physiotherapy-at-clinic-2022-01-28-10-26-39-utc-min

Interessado?

Clique no botão ao lado e entre em contato no nosso whatsapp